segunda-feira, dezembro 23, 2013

BOLO RAINHA (ESPECIAL)

A chegada das festas Natalícias fazem-nos pensar em doces tais como o famoso Bolo Rei e/ou Rainha. Infelizmente, eu sou muito esquisita, como por exemplo eu não gosto de frutas cristalizadas e de passas. Acredito que não serei a única por isso, este ano, decidi experimentar seguir a receita do Bolo Rei/Rainha mas, sem o uso das passas nem das frutas cristalizadas, por isso ficou um pouco alterado, ESPECIAL. E assim foi!

INGREDIENTES
700g de Farinha
10g de fermento seco (ou 3 + ½ colheres de chá) para pão
100ml de água fria
150g de açúcar
100g de margarina
50g de manteiga
3 ovos
100g de frutos secos (pinhões, nozes, amêndoas) partidos
1 laranja, raspas
4 colheres de sopa de vinho do Porto
½ colher de chá de sal


Junta-se a farinha, o fermento, a água, o açúcar, a margarina e a manteiga (amolecidas), os ovos, a raspa de laranja e o sal. Eu usei a minha máquina do pão e seleccionei o programa “massa” (com duração cerca de 1h30m). Ao fim da primeira amassadura, acrescenta-se as frutas secas, o vinho do Porto e selecciona-se novamente o mesmo programa.

No final retira-se a massa da forma da máquina e forma-se o bolo rei (o buraco deve ser largo). Coloca-se num tabuleiro, previamente untado de óleo. Tape com um pano e deixa-se levedar por mais ou menos 1h num lugar “quentinho”. Leva-se ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 30 a 35 minutos.

Nota:
Se preferirem fermento fresco de padeiro, usa-se cerca de 12g, em substituição do fermento fresco.

BOAS FESTAS!!!!!

1 comentário:

Eunice disse...

Que maravilha vou fazer.
Eu e a minha filha também não gostamos dos frutos do bolos Rei/rainha, este deve ser maravilhoso.
Muito obrigada pela receita,
beijos
Eunice