domingo, dezembro 01, 2013

BOLO DE FRUTAS VERMELHAS COM MARCARPONE

Uma receita original da Mafalda Pinto Leite mas, como sempre, alterada por mim. Sou da opinião de que cada receita deve ter sempre um toque pessoal de quem a cozinha, pois uma receita nunca fica sempre igual. Até porque cada "mão" é unica e especial. E esta não é excepção. Posso aé acrescentar que o aspecto final poderá não ser dos mais apelativos mas que é uma delicia lá isso vos garanto 100%. Ora aqui vai!

INGREDIENTES PARA A MASSA:
1 lata de leite de côco
1 chávena e meia de côco ralado
200gr manteiga á temperatura ambiente
1 chávena de açucar
4 ovos
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

INGREDIENTES DO RECHEIO E COBERTURA:

 1 chávena de compota ou doce de frutos vermelhos
1 embalagem de mascarpone á temperatura ambiente
Frutos vermelhos variados (eu usei congelados que deixei a descongelar durante a preparação)
 

PREPARAÇÃO DA MASSA:
 
Aquecer o forno a 180º.  Forra-se uma forma redonda com papel vegetal e reserva-se.


Mistura-se o leite de côco e o côco ralado numa panela pequena em lume médio. Deixa-se levantar fervura. Depois retira-se do lume e deixa-se arrefecer.

Numa batedeira bate-se a manteiga com o açucar até se obter um creme homogéneo. Adiciona-se os ovos 1 a 1, batendo bem após cada adicção. Incorpora-se metade da farinha. Depois junta-se a mistura do côco e continua-se a bater. Finaliza-se com a restante farinha. Coloca-se a massa na forma e leva-se a cozer ao forno por uns 30 a 35 minutos ou até ficar dourado e cozinhado no interior (quando um palito inserido no centro sai limpo).


Retira-se do forno e deixa-se arrefecer por uns 10 minutos.
Assim que o bolo estiver arrefecido corta-se ao meio. Numa das partes barra-se a compota/doce de frutas e por cima uma parte do mascarpone. Volta-se a colocar a outra metade do bolo por cima que se barra com o restante mascarpone finalizando-se com as frutas vermelhas por cima.

Se quiserem podem polvilhar com açucar em pó por cima antes de servirem.
Uma verdadeira delicia!
 

1 comentário:

Marisa Valadas disse...

Parece delicioso