sábado, novembro 19, 2011

Domingos em Família

De certeza que todos vós têm algo tradicionalmente vosso, na minha vida tenho algumas coisas que as tomo como hábitos, mas são os domingos que vou partilhar convosco :)
Temos a tradição de almoçar em família e partilhar receitas, experimentar novas e cozinhar em conjunto. Um leva um ingrediente especial, outra uma sobremesa que aprendeu e este domingo passado foi um e-mail que o meu pai recebeu à tempos que foi alvo de experiência.
A minha família é basicamente toda angolana (eu fui a desviada, que decidiu nascer no Alentejo) e o e-mail que o papi recebeu foi de receitas angolanas. A mãe ficou de olho no frango com jinguba e essa foi a nossa culinária de Domingo!


Ingredientes:

1 frango cortado aos pedaços
1 pacote de amendoins moídos
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro
vinho branco q.b. + água ou caldo (o que preferirem)
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 gota da formula mágica do papi = Jindungo
3 a 4 batatas doces lavadas e cortadas às rodelas grossas
Farinha de milho (para quem sabe fazer pirão=)

Confecção:
Num tacho coloca-se o azeite, a cebola, o alho e as folhas de louro a refogar. De seguida deita-se o frango com os temperos e deixa-se fritar no refogado. Adiciona-se o vinho e a água ou caldo, deixando o frango cozer e apurar.
No entretanto coloca-se as batatas doces a cozer em água com sal e para quem sabe pode fazer o pirão/funge, para quem não sabe ficam muito bem só com as batatas doces hihihihi
Quando o frango estiver cozido adiciona-se a jinguba/amendoim ao preparado e deixa-se o molho e o frango absorver os sabores e cheiros do amendoim.
No final é deliciar-se nesta receita africana com um bom vinho tinto ... sei lá ... uma Dona Ermelinda?

Bon Apetit !!!

1 comentário:

Paula NoGuerra disse...

E que delicia estava .. nham nham