quarta-feira, março 08, 2006

RECEITA VGETARIANA - Brocolos com macarrão a mozzarella


Ingredientes:

1 brocolo
1 cebola pequena
1 dente de alho
Azeite
½ kg de tomates
2 colheres de mesa de mangericão fresco
200 gramas de macarrão tipo "joelho"
2½ litros de água
150 gramas de mozzarella
½ xícara de parmesão ralado
Sal, pimenta do reino, açúcar

Modo de fazer:
1. Descasque os brocolos e corte-o em pedaços. Ponha um pouco de sal e deixe que escorram por ½ hora, secando-os depois com toalhas de papel.

2. Numa frigideira grande, refogue as fatias de brocolos em um terço de xícara de azeite, cobertas, por 10 minutos de cada lado ou até que fiquem tenros e douradinhos. Seque-as de novo em toalhas de papel e ponha-as de reserva.

3. Na mesma frigideira, refogue uma cebola pequena, bem cortadinha, e um dente de alho, esprimido. Acrescente mais azeite, se for necessário, até que a cebola fique tenrinha. Adicione ½ quilo de tomates, descascados, sem sementes e bem cortadinhos, 2 colheres de mesa de folhas de mangericão fresco bem cortadinhas (se usar mangerico seco, reduza à metade), sal e pimenta do reino a gosto, e uma pitada de açúcar. Cozinhe esta mistura, coberta, por 10 minutos.
4. Em separado, cozinhe 250 gramas de macarrão (daquele pequeno, tipo "joelho", que parece uma curva de cano d'água) nuns 2½ litros de água com sal por uns 8 ou 10 minutos, ou até que esteja cozido, e passe pela escorredeira.
5. Arranje uma tigela e misture o macarrão e o molho de tomate com 150 gramas de "mozzarella", cortada em cubinhos de mais ou menos 1 centímetro de lado, ¼ de xícara de queijo parmesão ralado e sal e pimenta do reino a gosto.
6. Pegue uma forma de 25cm x 15cm, mais ou menos, bem untada, e coloque nela as fatias de brocolos, deixando que uns se sobreponham um pouquinho às outros. Ponha a mistura de macarrão em cima e salpique com ¼ de xícara de queijo parmesão ralado. Ponha 3 colheres de mesa de manteiga em cima (tendo o cuidado de distribuí-la bem) e asse tudo num forno moderado por uns 25 minutos ou até que fique levemente dourado.

OBS. - Este prato dá para umas 6 pessoas.

1 comentário:

Elvira disse...

Simples e delicioso!