Tive a sorte de morar uns tempos com os meus pai em Marrocos. A minha mãe aprendeu a fazer o cuscus por lá, algo que depois me ensinou. Posso mesmo dizer que é o meu prato favorito e a receita que fazemos sempre no primeiro dia do ano, como foi o caso de HOJE. Um prato que demora algumas horas a fazer mas compensa... e em nada se compara com o cuscus pré-feito que se compra nos supermercados. Até porque o cuscus, que é a sémola que se cozinha na parte de cima da sua panela especial, é cozida a vapor, e o gosto que ela toma é do cozinhado que se faz na parte de baixo da panela. A panela é esta:
Vou-vos ser sincera pois eu adultero um pouco a receita, por motivos um tanto financeiros pois é uma receita que é feita básicamente de borrego. Eu uso o borrego para dar gosto mas adiciono peitos de frango também.
INGREDIENTES
+ 2 kg de borrego (onde aqui usei apenas 500 gr de borrego e 6 peitos de frango)
1 cebola grande
400gr de abóbora cortada aos cubos
2kg de cuscus
2 cenouras grandes cortadas aos quadrados
1 lata de milho
Metade de uma couve
2 folhas de louro
Massa de tomate q.b.
1 caldo knorr de legumes
1 caldo knorr de carne
Vinho branco para dar gosto
Pimenta, sal, colorau, margarina, azeite e água q.b.
Açafrão das indias q.b
Óleo q.b.
E especiarias para o cuscus (uma colher de sopa) ver imagem aqui em baixo:
Estas especiarias são básicamente uma mistura de: curcuma, colorau, cominhos, coentros e sal.
Começa-se com a panela de baixo: rala-se a cebola, pica-se os alhos e junta-se azeite, margarina, as folhas de louro e a pimenta. Vai ao fogo juntamente com os caldos knorr.
Junta-se a polpa de tomate e o vinho branco. Adiciona-se depois os legumes (milho, abóbora, cenoura e couve). Por fim as carnes juntamente com o açafrão das indias e as especiarias próprias para o cuscus. Deixar cozer um pouco e depois é só acrescentar água até encher o recheio dos legumes com a carne.
Inicia-se a parte de cima, a preparação do cuscus por assim dizer. Coloca-se o cuscus numa bacia. Vai-se molhando com água e mexe-se energéticamente com as mãos até que fique apenas húmido (não pode empapar), deve de ficar solto.
Depois de bem mexido coloca-se o cuscus na parte de cima da panela. Eu coloco sempre uma fita de pano molhada com água fria entre as duas panelas para não deixar fugir o calor/vapor.
Vai ao lume por uns 15 minutos para depois ser mexida novamente na bacia com água (sempre só para ficar humedecida e solta), e volta a cozer por mais 15 minutos.
Não se esqueçam de, cada vez que retirarem o cuscus para mexer na bacia e, antes de voltarem a colocar o cuscus na parte de cima da panela, de darem uma volta com a colher de pau no cozinhado da parte de baixo da panela. Verifiquem os temperos.
Depois retira-se novamente e desta vez mexe-se com óleo. Vai a cozer pela ultima vez por mais uns 15 minutos e, nesta ultima vez mexe-se o cuscus com margarina (se tiverem da liquida facilita um bocado).
Ficando assim pronto para ser consumido.
O seu empratamento é feito normalmente desta forma. Cuscus no meio, onde de abre uma cavidade para se colocar as carnes com os legumes no meio. Um prato que pede bastante molho pois o cuscus têm a tendência de o absorver bastante. BOM APETITE!