De certeza que todos vós têm algo tradicionalmente vosso, na minha vida tenho algumas coisas que as tomo como hábitos, mas são os domingos que vou partilhar convosco :)
Temos a tradição de almoçar em família e partilhar receitas, experimentar novas e cozinhar em conjunto. Um leva um ingrediente especial, outra uma sobremesa que aprendeu e este domingo passado foi um e-mail que o meu pai recebeu à tempos que foi alvo de experiência.
A minha família é basicamente toda angolana (eu fui a desviada, que decidiu nascer no Alentejo) e o e-mail que o papi recebeu foi de receitas angolanas. A mãe ficou de olho no frango com jinguba e essa foi a nossa culinária de Domingo!
Ingredientes:
1 frango cortado aos pedaços
1 pacote de amendoins moídos
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro
vinho branco q.b. + água ou caldo (o que preferirem)
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 gota da formula mágica do papi = Jindungo
3 a 4 batatas doces lavadas e cortadas às rodelas grossas
Farinha de milho (para quem sabe fazer pirão=)
Confecção:
Num tacho coloca-se o azeite, a cebola, o alho e as folhas de louro a refogar. De seguida deita-se o frango com os temperos e deixa-se fritar no refogado. Adiciona-se o vinho e a água ou caldo, deixando o frango cozer e apurar.
No entretanto coloca-se as batatas doces a cozer em água com sal e para quem sabe pode fazer o pirão/funge, para quem não sabe ficam muito bem só com as batatas doces hihihihi
Quando o frango estiver cozido adiciona-se a jinguba/amendoim ao preparado e deixa-se o molho e o frango absorver os sabores e cheiros do amendoim.
No final é deliciar-se nesta receita africana com um bom vinho tinto ... sei lá ... uma Dona Ermelinda?
Bon Apetit !!!