domingo, novembro 27, 2011

GRATINADO DE PESCADA COM BATATA PALHA

Uma nova receita que uma amiga minha me ensinou. Super fácil e rápida de fazer:

Para além da pescada e de alguns ovos cozidos, os ingredientes de um bom refogado (cebola, alguns dentes de alho e azeite a gosto, é necessário batata palha, um pacote grande de molho béchamel e 2 pacotes  de natas (eu sou apologistas das natas de soja do Pingo Doce).


Enquanto se coloca a pescada e os ovos a cozer prepara-se o refogado. Acrescentem ao refogado um caldo knorr de marisco para dar um sabor especial. E depois é só juntar o peixe já desfiado.


Depois basta juntar os ovos cortados aos pedaços, o molho béchamel, as natas e a batata palha.


Acrescentar no final coentros picados. Isto sem esquecer do sal e pimenta a gosto.


Por fim é colocar tudo numa travessa, acrescentar mozzarella raspada por cima e vai ao forno.


BOM APETITE

sábado, novembro 19, 2011

DOCE DE ÁBOBORA COM AMÊNDOA

Sou fã de abóbora, e adoro comê-la de diversas formas. E uma delas é no pão em forma de DOCE. É dos doces que mais aprecio. E hoje decidi pegar num pedaço de abóbora que já tinha cortado aos pedaço e decidi fazer este doce maravilhoso.


Coloquei a abóbora que tinha numa panela e enchi de água apenas o suficiente para quase as cobrir. A abóbora por si já tem imensa água, por isso não necessitar de muito mais. Juntei açucar e canela a gosto. deixei cozer até estar a abóbora quase esmagada.

Decidi juntar umas amêndoas esmagadas para assim lhe dar mais um sabor especial.

Depois da abóbora cozida, eu desfiz o resto com a varinha mágica e acrescentei então as amêndoas esmagadas.


O final ficou um doce super delicioso!

Domingos em Família

De certeza que todos vós têm algo tradicionalmente vosso, na minha vida tenho algumas coisas que as tomo como hábitos, mas são os domingos que vou partilhar convosco :)
Temos a tradição de almoçar em família e partilhar receitas, experimentar novas e cozinhar em conjunto. Um leva um ingrediente especial, outra uma sobremesa que aprendeu e este domingo passado foi um e-mail que o meu pai recebeu à tempos que foi alvo de experiência.
A minha família é basicamente toda angolana (eu fui a desviada, que decidiu nascer no Alentejo) e o e-mail que o papi recebeu foi de receitas angolanas. A mãe ficou de olho no frango com jinguba e essa foi a nossa culinária de Domingo!


Ingredientes:

1 frango cortado aos pedaços
1 pacote de amendoins moídos
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro
vinho branco q.b. + água ou caldo (o que preferirem)
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 gota da formula mágica do papi = Jindungo
3 a 4 batatas doces lavadas e cortadas às rodelas grossas
Farinha de milho (para quem sabe fazer pirão=)

Confecção:
Num tacho coloca-se o azeite, a cebola, o alho e as folhas de louro a refogar. De seguida deita-se o frango com os temperos e deixa-se fritar no refogado. Adiciona-se o vinho e a água ou caldo, deixando o frango cozer e apurar.
No entretanto coloca-se as batatas doces a cozer em água com sal e para quem sabe pode fazer o pirão/funge, para quem não sabe ficam muito bem só com as batatas doces hihihihi
Quando o frango estiver cozido adiciona-se a jinguba/amendoim ao preparado e deixa-se o molho e o frango absorver os sabores e cheiros do amendoim.
No final é deliciar-se nesta receita africana com um bom vinho tinto ... sei lá ... uma Dona Ermelinda?

Bon Apetit !!!

sábado, novembro 12, 2011

Tomates recheados #1


Para a minha primeira receita publicada aqui com a mana, queria que fosse algo fresco, saboroso e fácil de confeccionar. Sim é uma receita de verão, mas para mim, apetece-me algo "soft" até mesmo num dia frio e sem chuva como o de hoje. Aqui apresento com um refresco que fiz com martini branco, gasosa, limão e hortelã, mas acho que um vinho branco também será um bom acompanhamento. Espero que experimentem e me dêem feedback :)

Ingredientes:
4 Tomates médio/grandes
2/3 Postas de Pescada
4 sticks de Delícias do Mar
Maionese q.b.
Sal e Pimenta q.b.
Oregãos q.b.

Confecção:
Corte uma tampa nos tomates e retire todas as sementes e sumo de dentro dos mesmos. Tempere com sal e deixe-os a escorrer com a abertura para baixo.
Retire as delícias do mar do congelador e deixe-as descongelar ao natural.
Numa frigideira coloque as postas a fritar num pouco de azeite e tempere a gosto, deixe alourar dos dois lados e retire.
Desfie a pescada e as delícias do mar, coloque numa taça e junte a maionese, a pimenta e oregãos. Misture tudo e com esse preparado, recheie os tomates. Coloque no prato e sirva .
Bon Apetite !

quarta-feira, novembro 02, 2011

MERENGADA DE ARROZ DOCE

Uma receita inventada pelas manas Nogueira. Arranjamos uma forma de fazer arroz doce com merengue por cima. Vejam como saiu:


Colocamos 1 chávena de arroz (desta vez experimentamos um arroz "próprio" para fazer arroz doce), a cozer em 1 litro de leite com umas cascas de laranja e um pau de canela.


Numa taça á parte colocamos 1 pacote de açucar baunilhado com 7 colheres de sopa de açucar e 3 gemas de ovo. Misturamos tudo muito bem, deixando repousar.

Assim que o arroz estiver cozido, acrescenta-se estas gemas previamente batidas ao pré-cozinhado.


Retiram-se as cascas de laranja e o pau de canela. À parte batem-se as claras em castelo com 5 colheres de sopa de açucar e sumo de meia laranja. Entretanto coloca-se o arroz doce cozinhado numa travessa.


Por cima do arroz doce coloca-se as claras batidas.


Vai ao forno até alourar a 150º. Fica esta delícia!