Esta receita foi-me dada pelo meu querido pai, que é um cozinheiro de excelência. Quando comecei a fazer esta receita tive algumas duvidas, das quais lhe liguei e fiquei logo esclarecida. O final eu alterei-a um pouco ao meu gosto pessoal, como faço sempre em cada receita que faço... mas aqui partilho convosco esta grandiosa e deliciosa sopita.
INGREDIENTES
1 abóbora inteira
Meio chouriço
3 dentes de Alho
1 Cebola
3 ou 4 batatas
1 pitada de gengibre
2 colheres de sopa de vinagre
3 colheres de sopa de massa de tomate
2 colheres de sopa de Farinha de Milho
1 Piri-Piri Moído
1 pitada de Pimenta
200ml azeite
1 couve lombarda ou mesmo espinafres
PREPARAÇÃO
Lava-se a abóbora e corta-se na parte superior um círculo de cerca de 10 cm de modos a caber a mão lá dentro. Tiram-se todas a pevides do interior e com a ajuda de uma colher extrair para um recipiente a polpa. Guarda-se a abobora e a tampa que se cortou.
Num tacho faz-se um refogado com metade do azeite, o alho, a cebola cortada, a pimenta, o gindungo (pipi-piri), o gengibre e um quarto do chouriço cortado aos bocadinhos, (não deixar o alho alourar muito), por o tomate e em seguida 1 litro e meio de água de preferência quente, um pouco de sal as batatas descascadas e cortada em 4 e a abobora que se extraiu, deixar ferver até a batata estar cozida.
Com a ajuda de uma varinha desfaz-se tudo em puré. Junta-se o vinagre a farinha de milho desfeita num pouco de água e o resto do azeite. (aqui acrescenta-se a hortaliça cortada escolhida - coisa que eu nesta não fiz porque preferi comer apenas o creme).
Passados dez minutos ou um quarto de hora, lavar e escorrer o interior da abobora, fazer uma prova de sal e de seguida deita-se a sopa para dentro dela. Pôr a tampa e se estiver folgada espeta-se três ou quatro palitos de modo a que não caia para dentro. Leva-se assim para dentro do forno a 200º por 10 minutos a um quarto de hora e está pronto a servir.
Posso-vos dizer que ficou uma delicia:
BOM APETITE!!!
(E obrigada ao paizito)