quarta-feira, fevereiro 27, 2013

SALSICHA EM POLME

Uma receita que fiz mais o meu "Zé Tampinha"... simples e ficou uma delicia! 
O segredo desta receita é a temperatura do óleo que deve estar bem quente antes de se colocar o polme.

INGREDIENTES:
150gr de farinha sem fermento
3 ovos
1 pitada de sal
250ml de leite
1 frasco de salsinhas pequenas
Manjericão, coentros em pó e mostarda em grão q.b.
Óleo vegetal q.b


Aqueça o forno a 220º. Peneire a farinha e o sal e faça um buraco no centro. Parta os ovos e coloque-os junto com a farinha. Com uma vara de arames bata tudo e junte depois o leite aos poucos até se ter um polme macio e sem grumos. Junte o manjericão, os coentros em pó e a mostarda em grão a gosto.

Deite 1 colher de sopa de óleo em cada orifício do tabuleiro e aqueça durante 3 minutos no forno.
Retire o tabuleiro do forno e coloca-se 3 salsichas pequenas em cada um dos orifícios  Volte a colocar o tabuleiro no forno por mais 4 minutos.

Retire o tabuleiro do forno e encha cada orifício com o polme. Volta a colocá-lo no forno e deixe-o cozer por uns 20 minutos.



Nós acompanhamos com cuscus feito no momento e com tomates cereja préviamente temperados com vinagrete.

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

SALMÃO FUMADO COM ESPARGUETE

Uma receita que a minha amiga Vitória me ensinou. Simples e deliciosa...



INGREDIENTES:
400gr de salmão fumado
1 pacote de agriões (desta vez usei espinafres porque não encontrei agriões de jeito)
1 cebola média
400ml natas
Massa de tomate q.b.
4 colheres de sopa de whisky
4 colheres de sopa de vinho branco
Esparguete q.b.
Margarina e Azeite q.b.
Pimenta a gosto


Fazer um refogado com cebola e azeite.


Entretanto corte o salmão aos pedaços com a ajuda de uma tesoura de cozinha.


Assim que a cebola estiver alourada acrescente a massa de tomate, a margarina e as natas. Deixe cozinhar um pouco.



Lave os agriões (ou neste caso os espinafres) bem lavados e acrescente ao preparado anterior.
Por fim junto o salmão fumado, o whisky, vinho branco e um pouco de pimenta para dar gosto, deixando apurar por uns 10 minutos. Este prato não necessita de sal visto o salmão já ser salgado o suficiente.

Entretanto coza esparguete.

Assim que estiver tudo pronto é só juntar os dois num prato.

Uma verdadeira delicia!

domingo, fevereiro 24, 2013

EXPLICAÇÕES SOBRE MEDIDAS




Existem muitas duvidas e confusões à cerca de certas medidas, aqui estão as explicações: 

Colher de Sopa (rasa)
- Farinha de Trigo = 10g
- Farinha de Milho = 12g
- Amido de Milho = 10g
- Açúcar Refinado = 15g
- Chocolate em pó = 10g
- Fermento Biológico Seco (tipo “Fermento Fleichmann”) = 10g
- Fermento Químico (tipo “Pó Royal”) = 20g
- Manteiga = 15g
- Óleo = 15g

Colher de Chá (rasa)
- Fermento Biológico Seco (tipo “Fermento Fleichmann”) = 3g
- Fermento Químico (tipo “Pó Royal”) = 6g
- Manteiga = 5g
- Óleo = 5g

Xícara de chá (nivelada na borda)
- Farinha de Trigo = 120g
- Farinha de Milho = 150g
- Amido de Milho = 120g
- Óleo = 160g

Ovo – peso médio para uma unidade de tamanho regular
- Unidade = 50g
- Clara = 30g
- Gema = 20g

Líquidos em geral
- Xícara de chá = 200g = 200 ml
- Xícara de café = 75g = 75 ml
- Copo (requeijão) = 250g = 250 ml
- Colher de sopa = 20g = 20 ml
- Colher de sobremesa = 15g = 15 ml
- Colher de chá = 10g = 10 ml
- Colher de café = 5g = 5 ml

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

DELICIA DE MORANGO

Fomos convidados para um jantar na casa de amigos, e uma das coisas que adoro levar quando sou convidada é, of course, a sobremesa. Estes nossos amigos merecem algo especial então a escolha recaiu nesta DELICIOSA sobremesa.


INGREDIENTES:
1 torta de tipo Dancake com recheio de morango
1 lata de leite condensado
300 ml de leite
2 gemas
1 colher (sopa) de maizena
1 caixa de gelatina de morango
400 ml de natas
3 colheres (sopa) de açúcar
2 claras em castelo
Morangos frescos para decorar


Faça na véspera a gelatina de morango seguindo as instruções da embalagem e leve ao frigorífico a solidificar.


Cubra o fundo duma taça de vidro ou pirex com fatias finas de torta Dancake de morango.


Numa panela, leve ao lume 200 ml de leite com o leite condensado até aquecer. Entretanto misture o restante leite com as 2 gemas de ovo e a farinha maizena e mexa bem. 


Junte ao preparado anterior e deixe engrossar em lume brando, sem deixar de mexer até obter uma papa. 


Ainda quente, verta por cima da base de torta e deixe arrefecer.


Quando as gelatinas estiverem prontas, corte-as aos pedaços e espalhe por cima do preparado anterior.


Por fim, bata as natas com 3 colheres (de sopa) de açúcar. À parte, bata 2 claras em castelo e envolva nas natas. 


Distribua por cima da gelatina.


Decore com morangos a gosto. Conserve no frigorífico e sirva fresco.


Para amigos especiais!

terça-feira, fevereiro 12, 2013

FIFINHA CAKES

Venham conhecer uma cozinheira doce e repenicada: a nossa FIFINHA


A Fifinha faz uns bolos deliciosos e super originais. Ela já deu uma entrevista para o Correio da Manhã por tudo aquilo que ela faz mas pelo que ela É: MARAVILHOSA!


Visitem o blogue dela ou a página do Facebook e façam as vossas encomendas :)

sábado, fevereiro 02, 2013

BOLO DE CHOCOLATE BARRADO DE CREME BRANCO

Para os verdadeiros amantes de chocolate....



INGREDIENTES

4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
Meia chávena de chá de óleo
1 e meia chávena de chá de leite
1 chávena de chá de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparação do bolo
Bater os ovos com o açúcar até formar um creme. Em seguida, adicionar os restantes ingredientes e bater por mais uns minutos. Levar a cozer numa forma untada e polvilhada, forno a 170º, cerca de 45 minutos.


Cobertura
Levar a lume muito baixo uma tablete de chocolate de culinária com uma colher de sopa de manteiga. (não precisa ficar em banho maria ou ferver, manter lume baixo, para derreter devagar e não queimar). Conforme o chocolate for derretendo devagar, adicione aos poucos 100 dl de natas e vá mexendo até formar uma textura cremosa e brilhante.



Deite o chocolate sobre o bolo desenformado espalhando com a ajuda de uma espátula.

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

PUDIM DE BANANA

Acontece, de vez enquando, deixarmos pedaços de fruta abandonadas... aqui em casa é raro mas por vezes essa possibilidade existe. E quando isso acontece há uma maneira de as salvar... esta é uma delas. Quando as bananas já estão muito maduras, super moles que quase ninguém se atreve a pegar nelas há que aproveitar o momento menos bom e fazer algo DELICIOSO. Foi para mim a primeira vez que fiz um pudim na panela de pressão por isso estava um tanto curiosa e com alguma expectativa. No final saiu uma delicia!



INGREDIENTES:
3 bananas
200 ml de leite
1 casca de limão
6 ovos
70g de farinha maisena
1 lata de leite condensado
Caramelo q.b.  para untar a forma


Descasque as bananas e reduza-as a puré. 

 Ferva 150 ml de leite com a casca do limão. 


Bata os ovos com um garfo, dissolva a maisena no restante leite e junte aos ovos. 


Acrescente o leite condensado, misture bem e adicione o leite fervido, sem a casca do limão.
Misture a banana e coloque tudo numa forma. 

Coza o pudim na panela de pressão durante 15 minutos (o tempo começa a contar depois de começar a ferver).

 Deixe arrefecer e desenforme!
Vai ao frigorifico.

sexta-feira, janeiro 18, 2013

BOLO DE ABÓBORA COM NOZES

Sou doida por abóbora e não fosse eu uma NOGUEIRA... vivam as nozes! Mais um bolo delicioso...

INGREDIENTES:
3 ovos
1 pacote de açúcar baunilhado
400g de açúcar
200ml de óleo vegetal
2 colheres (chá) de canela
600g de polpa de abóbora
150g de nozes
500g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
Manteiga e farinha  para untar a forma
Açúcar em pó para polvilhar


Bata as gemas, o açúcar baunilhado, o açúcar, o óleo e a canela até obter uma massa cremosa.


 Rale a polpa de abóbora. Adicione-a ao preparado de ovos e envolva tudo muito bem.

Triture as nozes finamente. 
 Depois misture a farinha, o fermento em pó, o sal e as nozes moídas à massa de abóbora.
Entretano aqueça previamente o forno a 180ºC.

Bata as claras em castelo firme e incorpore-as suavemente na massa.



Unte uma forma com margarina e farinha e verta a massa na forma. Leve ao forno cerca de 50 minutos.

Assim que estiver pronto retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer na forma durante cerca de 10 minutos. A seguir, desenforme o bolo e deixe-o arrefecer completamente.

 Antes de servir, polvilhe o bolo com açúcar em pó e decore com algumas nozes soltas.



CALDEIRADA DE GALINHA

Mais uma receita simples e deliciosa de fazer. Há quem prefira de peixe mas caldeirada para mim é caldeirada, seja ela de peixe ou de galinha fica sempre bem.

INGREDIENTES:
3 peitos de galinha
4 pernas de galinha
2 pimentos de cores diferentes
9 batatas médias cortadas às rodelas largas
3 folhas pequenas de louro
1 caldo knorr de legumes
1 cebola média cortada igualmente ás rodelas finas
Colorau a gosto.
1 copo de vinho branco
1 copo de massa de tomate
sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.



O que tem de fácil neste receita é a sua preparação. Depois de cortar os pimentos em tiras e as batatas em rodelas largas, corta-se os peitos da galinha aos quadrados, tira-se a pele das pernas da galinha dando-se uns pequenos golpes para poder cozinhar bem por dentro.

Pega-se numa panela ligeiramente grande e larga o suficiente para caber todos os ingredientes e começa-se:
- no fundo da panela coloca-se azeite até preencher o fundo todo;
- corta-se a cebola ás rodelas e vão para dentro da panela
- por cima da cebola as pernas de frango
- depois metade dos pimentos misturados (as duas cores)
- e por cima metade das batatas
- voltamos a colocar os peitos de galinha préviamente cortados aos cubos, juntamente com o resto dos pimentos e o restante das batatas.

Para finalizar rega-se com mais azeite, com o vinho branco, as folhas de louro, os temperos (sal, pimenta e colorau), o caldo knorr e a massa de tomate.

Liga-se o fogão a fogo médio, coloca-se a tampa na panela e é só deixar cozinhar até as batatas estarem cozidas.


quarta-feira, janeiro 16, 2013

QUEIJADAS DE LEITE (CHARNIQUEIRAS)

A simpática Olivia Rocha do blogue "Alquimia dos Tachos" publicou há um tempo atrás uma receita que hoje não consegui resistir de fazer. As famosas queijadas de leite, ou como são também conhecidas: CHARNIQUEIRAS. As charniqueiras são uma especialidade conventual muito antiga, oriunda da zona do Ribatejo, Portugal.

São simples e fáceis de fazer.

INGREDIENTES

  • 2 ovos
  • 400g de açúcar
  • 100g de farinha
  • 500 ml de leite
  • 50g de manteiga derretida
  • Açúcar em pó q.b. (para polvilhar)
  • Canela em pó q.b. (para polvilhar)


Numa tigela, junte o açúcar, a farinha e os ovos. Bata até ficar uma massa homogénea.
Aos poucos e batendo sempre, junte a manteiga derretida e o leite. Bata até ficar tudo bem misturado.
Coloque em formas untadas com manteiga.
Caso as formas não sejam de silicone, além de untar com manteiga, polvilhe também com farinha.
Leve ao forno pré-aquecido nos 180º e deixe cozer entre 30 a 35 minutos.


Depois das queijadas cozidas, retire-as, desenforme-as e polvilhe com açúcar em pó e canela.

sábado, janeiro 12, 2013

BOLINHOS DE PEIXE COM ARROZ DE PIMENTO

Uma receita que leva o seu tempo mas que vale a pena experimentar.

INGREDIENTES PARA OS BOLINHOS DE PEIXE:
400gr batatas
400gr de filetes de peixe
1 ovo inteiro
1 gema
1 chávena de farinha
Farinha q.b. para moldar
125gr de margarina
Cebolinho a gosto
Sal, pimenta e cominhos q.b.

Descasque as batatas e coze-as em água temperada com sal. Escorra e reduza a puré. 
Coza os filetes de peixe.

Entretanto corte o cebolinho em pedacinhos pequeninos.

Depois misture o puré de batata com o peixe, juntando depois o ovo inteiro mais uma gema. Adicione o cebolinho (e se quiser pode acrescentar 1 colher de chá de gengibre), tempere com sal e mexa.
Por fim acrescenta a chávena de farinha para ganhar consistência.

Molde essa massa em bolinhos achatando-os um pouco.

Aloure os bolinhos dos dois lados na margarina moderadamente quente. 


INGREDIENTES PARA O ARROZ DE PIMENTO:
2 chávenas de arroz
4 chávenas de água
1 pimento verde 
meia cebola
1 caldo knorr para cozinhar arroz (ver foto)
Azeite q.b.
sal e pimenta a gosto

 Corte o pimento em quadradinhos pequeninos.

Rale a metade da cebola média e coloque-a numa panela juntamente com o azeite e deixe refogar até a cebola estar alourada. Acrescente depois o arroz e mexe-se por uns 2 minutos. De seguida junte a água juntamente com o caldo de knorr, o sal e a pimenta. Tape e deixe cozer até a água desaparecer.

Por fim é só juntar os dois e saborear este prato delicioso.