domingo, dezembro 23, 2012

PUDIM DE ARROZ COM CÔCO

O meu querido pai enviou-me esta receita por mail para eu fazer. Demorou algum tempo mas aqui está ela!
Um pudim super fácil de fazer e que fica uma delicia.

INGREDIENTES:
2 chávenas de chá de arroz cozido
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de côco ralado fino
Acuçar que baste para fazer caramelo

1º Cozinhe o arroz somente em água.

2º Prepare o caramelo numa frigideira.



2º Coloque todos os ingredientes num liquidificador e bata.


3º Colocar o caramelo numa forma para pudins e despeje este preparado na forma. Cozinhe em banho maria por aproximadamente 50 minutos ou até o palito sair limpo.


Uma delicia de pudim!
BOAS FESTAS!!!!

quarta-feira, novembro 21, 2012

MEXILHÕES COM BATATAS FRITAS (receita belga)

É um dos pratos mais populares neste país nortenho. Um que todos adoramos cá em casa....e não foi dificil de o fazer. Esta é a forma mais popular de a fazer onde, em quase todos os supermercados cá, se encontram os ingredientes necessários.

É assim que se diz aqui na parte flamenga!

Ora aqui estão os ingredientes necessários:
2 kg de mexilhões
Legumes (entre eles cebola, aipo, salsa)
Vinho branco q.b.
Margarina q.b
Especiarias próprias para cozinhar mexilhões
Sal e pimenta q.b.
Molho para acompanhar

Batata frita palito para acompanhar!

O primeiro passo é passar os mexilhões bem por água e limpar os que precisam de ser limpos para não sujar o molho que fizer.


Numa panela colocar um pedaço de margarina e metade de uma cebola cortada aos pedaços para refogar:

Acrescentar os legumes. Podem acrescentar cenoura se gostarem.
Temperar com sal e pimenta assim como as especiarias próprias para os mexilhões.
Deixar refogar por uns 10 minutos.

Depois é só acrescentar os mexilhões.
Mexer para misturar tudo um pouco e acrescentar vinho branco a gosto.
Deixar cozinhar não mais que 15 minutos.

Não esquecer de fritar batatas para acompanhar.


Depois é só comer usando o molho próprio.

SMAKKELIJK!

quarta-feira, outubro 10, 2012

FRANGO DE CHURRASCO BY ETHAN

E hoje foi dia do meu filhote cozinhar. Fico super contente em ver o gosto dele pela cozinha como o de aprender a cozinhar. Voltamos a pegar nos livros de receitas para crianças que lhe comprei há uns meses atrás e lá foi ele fazer o jantar para nós. A escolha desta vez foi "Frango no churrasco" mas com um molho agridoce... DELICIOSO!



INGREDIENTES:
8 pernas de frango ( ou no nosso caso usamos 6 pernas e 3 peitos)
2 colheres sopa ketchup
2 colheres sopa molho de soja
3 colheres sopa de mel
sumo de meia laranja
1 colher sopa de óleo de girasol
2 dentes de alho esmagados
1 colher chá de mostarda


1º Colocar todos os ingredientes numa tigela, excepto os pedaços de frango, e bate-os com uma colher.


2º Limpar o frango com papel absorvente e fazer 3 cortes profundos em cada perna (e nos peitos também), isto para ajudar a carne a absorver melhor o sabor da marinada.


3º Colocar o frango numa travessa e envolver todos os pedaços com a marinada previamente preparada até ficarem cobertos. Tapar depois com pelicula aderente e deixar marinar no frigorifico por 1 hora.


4º Aquecer o forno a uma temperatura média. Num tabuleiro forrado com papel de aluminio coloca-se os pedaços do frango com o lado não cortado para cima. Assa-se o frango durante 7-8 minutos. Com a ajuda de uma pinça vira-se o frango e deixa-se assar por mais 7-8 minutos. Vira-se depois o frango regando-o com metade do molho e deixa-se assar por mais 5 minutos. Por fim rega-se com o restante molho e acaba de assar por mais 5 minutos.


5º Depois é só comer !

BOM APETITE!

sábado, agosto 25, 2012

SOBREMESA DE MORANGOS DA NAOMI

Cá estou eu de regresso à Bélgica, uma segunda grande casa para mim... e sempre fui aqui bem recebida. E enquanto preparamos a nossa casinha, ficamos na casa de amigos de há alguns anos. Hoje a minha querida Naomi, uma segunda filha para mim, presenteou-nos com esta bela e simples sobremesa de morangos.


Os ingredientes são apenas:
500 gr de morangos
1 pacote de queijo mascarpone.
Uma barra de chocolate branco derretido


Mais simples e delicioso que isto impossivel :)

Derrete-se o chocolate branco numa panelinha até ficar cremoso.
Numa tigela mistura-se o queijo mascarpone com o chocolate branco previamente derretido.
Cortam-se metade dos morangos em quatro e colocam-se por baixo na travessa. Por cima o creme e por fim mais uma camada de morangos cortados em quatro.
Como decoração colocamos açucar em pó misturado com canela.


DELICIOUS!

DANK U NAOMIKE :)

quarta-feira, julho 18, 2012

GRATINADO DE ALMÔNDEGAS COM ESPARGUETE

Há que variar um pouco as nossas refeições e a forma como fazemos determinados pratos. E este é um deles. Um boa e diferente forma de fazer e comer almôndegas.

INGREDIENTES PARA AS ALMÔNDEGAS (*)
500 gr de carne picada (eu prefiro de vaca)
Sal, Pimenta, Noz moscada q.b.
2 dentes de alho
Salsa picada q.b.
2 ovos
Pão ralado q.b.


INGREDIENTES PARA O MOLHO DE TOMATE
100gr de margarina
Azeite q.b.
Massa de tomate q.b
Vinho branco a gosto
Sal, Pimenta, Coentros em pó q.b.
Meio caldo Knorr de Pimentão e alho

Esparguete q.b
1 pacote de queijo ralado Mozarella

Coentros para decorar no final

O primeiro passo é fazer as almôndegas. Juntar a carne picada com todos estes (*) ingredientes.
Fazer uma bolinhas e colocar numa travessa regada com pouco de azeite e vai ao forno por uns 20 minutos.


Entretanto prepare o molho de tomate que irá regar as almôndegas com o esparguete.
Numa panela coloque a margarina com o azeite e o meio caldo de knorr a cozinhar.
Acrescente o molho de tomate, o vinho branco e por fim a água.
Para finalizar acrescente as especiarias para dar gosto ao molho.
Depois é colocar o esparguete a cozer.
Assim que estiver "al dente" retire e reserve, pois entretanto as almôndegas já devem estar prontas.


Retire então as almôndegas do forno e iremos começar então a preparar o dito gratinado.


Por cima das almôndegas deite o esparguete.
Junto o molho de tomate préviamente feito, e por fim o queijo ralado mozarella.
Vai ao forno apenas até tostar o queijo.

Assim que estiver feito acrescente coentros picados por cima e é só servir!

BOM APETITE!

sexta-feira, julho 13, 2012

BOLO DE MANTEIGA DOS AÇORES COM FRUTOS VERMELHOS

Para quem gosta de frutos vermelhos este bolo é delicioso e óptimo para esta altura do ano: VERÃO!

INGREDIENTES:
250 gr de manteiga do açores
180 gr açucar
4 ovos M
250 gr farinha
1 pacote de açucar baunilhado
1 colher de chá de fermento







(eu usei para esta receita meio pacote de frutos vermelhos congelados mas podem usar frutas frescas e para isso é necessário:
100 gr morangos
100 gr amoras
200 gr framboesas
100 gr mirtilos)










Açucar em pó q.b.



Retire a manteiga do frigorifico duas horas antes de fazer o bolo. Ligue o forno e pré-aqueça a 180ºC.
Bater a manteiga com o açucar até obter um preparado cremoso e adicione os ovos, um de cada vez, batendo a cada adicção. Misture depois a farinha já com o fermento e o açucar baunilhado ao preparado anterior. Acrescente por fim as frutas o mais secas possiveis.
Barre uma forma rectangular com manteiga e forre-a com papel vegetal. Coloque o preparado na forma e leve ao forno durante cerca de 1 hora.


Deixar arrefecer, desenforme e decore com açucar em pó por cima.

Para aproveitar o resto das frutas vermelhas decidi fazer um batido a condizer.


Num batedor colocar os frutos vermelhos, leite q.b. e bolas de gelado a gosto. Eu usei baunilha.
Bater tudo muito bem!

BOM LANCHE!

sexta-feira, julho 06, 2012

BOLINHOS DE QUEIJO

Bolinhos ou pãezinhos de queijo, como lhe preferirem chamar. Uma receita brasileira mas que quase todos adoram. A receita é simples porque, na compra do Polvilho Doce (a farinha própria para se fazer estes bolinhos) a receita encontra-se na traseira do pacote. No entanto, o segredo, é colocar mais queijo do que aquele descrito nessa receita e usar quejo parmesão. Não usem outro tipo de queijo pois não ficam como é suposto ficar.




INGREDIENTES
500gr de polvilho doce
4 ovos
2 chávenas de chá de leite
1 chávena de óleo
3 pacotes de queijo parmesão
sal a gosto


Coloque o leite para ferver, juntamente com o sal e o óleo. Quanto estiver fervido deite para cima do polvilho doce, acrescente os ovos e mexa bem. Depois de bem mexido acrescente o queijo


Pré-aqueça o forno a 200º e é só começar a fazer bolinhas para um tabuleiro forrado a papel vegetal.
Vai a forno quente até ficarem douradinhos.



E a minha querida Xujana adorou :)

quarta-feira, junho 20, 2012

BOLO SALGADO

Aqui vos deixo mais uma receita super simples e que pode sempre ser adaptada a gosto. Quero dizer que, os ingredientes de recheio podem ser alterados caso assim o desejem. Desta vez eu fiz com atum, mas podem usar sardinhas enlatadas, frango cortado aos pedaços, etc. Basta usarem a imaginação, e o vosso toque pessoal.

INGREDIENTES:
2 latas de atum em óleo vegetal
1 pimento vermelho
250gr farinha
4 ovos
1dl vinho branco
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa salsa picada
Sal e pimenta preta q.b.
Papel vegetal para forrar a forma

Escorra o atum e guarde o óleo. Ligue o forno a 180º e forre uma forma tipo bolo inglês com papel vegetal.
Retire as pevides e as partes brancas do pimento e corte-o aos cubos pequenos.


Numa tijela deita-se a farinha, o fermento, o sal e pimenta preta. Junta-se os ovos inteiros, o vinho branco e o óleo do atum batendo tudo muito bem. Por fim adiciona-se o pimento com a salsa até obter um creme firme.


Deitar na forma em camadas, primeiro um pouco do creme, depois o atum e por fim o resto do creme, indo ao forno de seguida por 45 minutos. Verifiquem a cozedura com um palito, e quando estiver cozido desenforme e deixe arrefecer.


É servido às fatias!

PICAPAU DE PERU

Gosto de comer porco, mas decidi variar a receita e fazer algo muito típico português em algo diferente. Usando o Peru em vez do Porco.


O primeiro passo é pegar em 500 gr de peru e cortar as fatias finas e pequenas. Marinar com muito alho, sal pimenta, 4 folhas de louro em pedaços, colorau e muito vinho branco. Deixar repousar por umas horas no frigorifico para ganhar o gosto do tempero.

 
Numa frigideira grande colocar margarina e deixar derreter. A seguir acrescenta-se a carne marina com todos os temperos incluídos, mexendo de vez em quando.


Entretanto prepare os pickles de couve flor, cortando aos pedaços pequeninos.


Assim que a carne estiver cozinhada é acrescentar a gosto mostarda a todo o preparado, deixando cozinhar por mais uns 15 minutos.


Antes de servir, acrescente então os pickles ao cozinhado e sirva com uma salada e batatas fritas.

quarta-feira, junho 06, 2012

ESPARGUETE À CARBONARA

Uma receita simples e deliciosa... e para os amantes de comida italiana, aqui fica uma receita maravilhosa feita à minha maneira.


500 gr de esparguete
2 pacotes de bacon fumado
Peito de peru ou de frango (a gosto, mas eu prefiro o peru)
2 latas de cogumelos laminados
2 pacotes de soja
5 ovos
Margarina q.b.
Sal e pimenta q.b.
Manjericão e ervas da provence a gosto


O primeiro passo é cortar o peru aos quadradinhos pequenos. Entretanto numa panela coloque água quente a ferver para cozer o esparguete.
Depois coloque margarina numa panela e , assim que estiver derretida coloque o bacon a cozinhar. Depois é acrescentar o peru previamente cortado aos cubos pequenos, e por fim os cogumelos. Deite sal e pimenta a gosto de deixe cozinhar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando.


Numa tijela à parte coloque as natas juntamente com os ovos, sal, pimenta, erva de provence e manjericão. Bater tudo até obter um creme.
Juntar esse creme ao cozinhado na panela. Entretanto o esparguete já deverá estar pronto e é só acrescentar ao preparado anterior.


Servir com queijo ralado por cima!

Buon Appetito

terça-feira, maio 22, 2012

PATANISCAS DE BACALHAU & FEIJÃO VERDE

O normal é fazerem-se pataniscas de bacalhau ou pataniscas de feijão verde... pois bem: eu misturo os dois!

INGREDIENTES:
1 saco congelado de bacalhau já desfiado (500gr)
300 gr de feijão verde
5 ovos
65 gr de farinha
1 cebola
salsa q.b.



O primeiro passo é colocar o bacalhau a cozer, e preparar o feijão verde (retirando os fios dos dois lados e cortando-o ao meio e depois em pedaços pequenos).


Depois do bacalhau cozido, deixá-lo arrefecer e desfiar os pedaços ainda grandes. De seguida é descascar um cebola média e picá-la também em pedaços minimamente pequenos


Num recipiente juntar os ovos com a farinha e bater bem até fazer uma massa pastosa. Juntar o bacalhau e o feijão verde, e está a massa preparada para fritar.


Frite-a às colheradas.


Depois de feitas gosto de acompanhar com arroz de tomate.