quinta-feira, abril 05, 2012

QUICHE DE LEGUMES E FRANGO

Sou fã de Quiches e é uma receita que faço com imensa frequência na altura do verão pois come-se bem frio. Faço quando vamos de viagem pois é delicioso para um piquenique. E hoje decidi fazer uma para aproveitar o que sobrou do frango assado do dia anterior.

INGREDIENTES:
Frango cortado aos pedaços
1 courgete
2 alhos franceses
2 cenouras
2 pacotes de natas
3 ovos
1 massa folhada
1 pacote de queijo mozarella
sal e pimenta q.b.
Oregãos, Basilicum e Ervas da Provença q.b.


O primeiro passo é cortar os legumes em pedaços, aproveitando o resto de frango de um dia anterior de iagual forma aos pedaços.


Eu utilizo sempre um wook para marinar os legumes, juntando-se-lhe o frango com azeite. Para dar gosto acrescentar sal e pimenta, assim como basilicum e ervas da provença a gosto.


Numa tigela juntas os dois pacotes de natas com os 3 ovos batendo tudo muito bem. Para dar gosto acrescentar também um pouco de sal e pimenta assim como oregãos.
Preparar a massa folhada na forma para a quiche, furando com um garfo o fundo para que não cole na forma.


Colocar na forma já forrada com a massa folhada o preparado anterior de legumes e frango. Por cima deita-se as natas com os ovos batidos. Por fim o queijo mozarella finalizando com orégãos. Vai ao forno por uns 30 minutos a 200º.


E termina esta deliciosa quiche pronta a ser consumida!

BOM APETITE

terça-feira, abril 03, 2012

CHEESECAKE DE MARACUJÁ



Aceitei o desafio do blogue "Arco.Íris na Cozinha", e a receita que me foi destinada fazer foi esta deliciosa sobremesa. CHECK!

E ontem foi o dia de a concretizar... Aqui fica ela passo a passo!

INGREDIENTES:
1 pacote de bolachas tipo Maria
70 gr de manteiga
4 folhas de gelatina
8 maracujás (ou no meu caso que não os encontrei, usei uma lata de polpa de Maracujá)
4 dl de natas
300 gr de açucar + açucar para a calda
500 gr de queijo creme



1º Triture as bolachas, deite-as numa tigeja, junte a manteiga derretida e amasse bem.


2º Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria.


3º Deite a bolacha esmagada numa forma com fundo móvil e com a ajuda de uma colher pressione ligeiramente de modo a alisar. Se usar os maracujás, abra-os, retire-lhes a polpa e pese-os. Disponha metade por cima da bolacha na forma e espalhe. (Caso use, como no meu caso, uma lata de polpa de maracujá, use metade da lata em cima das bolachas).


4º Deite a outra metade da polpa num tacho, junte o mesmo peso em açucar e leve ao lume brando, mexendo de vez enquando, até obter uma calda. Retire do lume e deixe arrefecer.


5º Numa tijela, bata as natas em chantilly e adicione as 300gr de açucar batendo sempre. Junte depois o queijo creme e de seguida a gelatina derretida, em fio, batendo sempre. Verter a mistura para a forma e leve ao frigorífico até solidificar. Na hora de servir, desenforme e regue com a calda de maracujá que preparou.


DELICIOUS!

sábado, março 31, 2012

GUISADO DE BACALHAU COM GRÃO

Sou grande fã da cozinha portuguesa, e do nosso belo bacalhau. Mas esta receita foi invenção minha... coisa que adoro fazer de vez em quando. Mas achei por bem partilhar convosco.

INGREDIENTES:
1 saco de bacalhau já desfiado congelado
1 lata grande de grão
1 cebola grande
2 dentes de alho
Azeite q.b.
3 tomates médios
Polpa de tomate q.b.
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de sementes de mostarda
Vinho branco a gosto
Salsa picada q.b.


 O primeiro passo é fazer um refogado com a cebola cortada em luas, os dentes de alho esmagados, uma folha de louro, e meio caldo Knorr de Pimentão, Alho & Louro. Deixar cozer até a cebola estar dourada.

Acrescentar então o bacalhau congelado, os tomates já sem pele e cortados aos pedaços. Dá-se gosto com o sal, a pimenta e as sementes de mostarda. Deixar cozinhar até o bacalhau estar já quase a desfazer-se.

Por fim acrescentamos um pouco de massa de tomate, um gosto de vinho branco e deita-se por fim o grão. Deixar cozinhar por mais uns 10 minutos e serve-se com salsa por cima.


Servi esta bela pratada de bacalhau com croquetes de batata.

sexta-feira, março 16, 2012

BOLO DE ANANÁS

A pedido de MUITOS aqui vai a minha receita de um dos meus bolos preferidos!

INGREDIENTES
1 ananás ou então 1 lata de ananás às rodelas (é a gosto e decisão de cada um)
6 ovos
3 chávenas de chá açúcar
3 chávenas de chá de farinha
1 colher de chá de fermento
1 chávena de chá de leite
3 colheres de sopa margarina derretida



Se optarem por um Ananás "verdadeiro" tratem de o descascar e retirar o seu interior.


Amasse as gemas com o açucar, acrescente o copo de leite, e depois a farinha já com o fermento misturado. Por fim a margarina terminando com as claras em castelo.
A forma é barrada primeiramente com margarina e depois com o caramelo que só é feito depois da preparação da massa.


Para a preparação do caramelo, coloque umas 300gr de açúcar numa frigideira e deixe derreter até ficar caramelo.
Caramelo esse que é colocado na forma e barrada devagar até estar toda forrada. Em seguida forre a forma com o ananás (ver foto anterior) e por fim acrescentar o creme feito.
Vai ao forno por mais ou menos 35 minutos, ou vá verificando com um palito até o sentir cozido.
Depois de desenformado fica este espectáculo delicioso!


quinta-feira, março 15, 2012

FALAFEL COM TZATZIKI

Falafel são bolinhos de rão de bico com especiarias originários do Médio Oriente.

INGREDIENTES (para o Falafel)
400 gr de grão em lata escorrido
1 colher de sopa salsa picada
1/2 cebola picada
1 colher de chá cominhos moídos
1 colher de chá de coentros moídos
1 dente de alho picado
4 colheres de sopa de farinha (mais farinha q.b. para modelar)


Colocar o grão de bico, a cebola, o alho, os cominhos, os coentros, a salsa e a farinha na picadora e triturar tudo até ficar uma pasta macia. Depois polvilhar a superfície de trabalho com farinha e trabalhar a mistura com as mãos. Dividir tudo em 12 porções iguais e moldá-las de forma a fazer uns bolinhos achatados.


Deitar óleo numa frigideira e deixar aquecer em lume médio. Depois é fritar as falafel durante 2-3 minutos de cada lado, ou até estarem douradas e estaladiças. Retirá-las por fim da frigideira colocando-as num prato com papel absorvente para absorver o excesso do óleo.


INGREDIENTES (para o tzatziki):
1 pepino
1/2 colher de chá de sumo limão
1 colher de sopa de hortelã fresca picada
1 dente de alho esmagado (opcional)
2 pacotes de iogurte natural
Sal e pimenta a gosto


O primeiro passo é ralar o pepino. Embrulhamos o pepino ralado num pano de cozinha limpo e apertamos para tirar o liquido para cima de uma tigela. Cortamos a hortelã em pedaços pequenos.


Numa tigela mistura-se o pepino, o iogurte, o sumo de limão, a hortelã e o alho. Tempera-se com sal e pimenta e serve o falafel com o  tzatziki.


As falafel comem-se muito bem com o pão da pita.

quinta-feira, março 08, 2012

SOPA DE MASSA DE OVO

Uma sopa deliciosa, simples e muito nutritiva... uma adaptação minha do livro de culinária do filhote.


INGREDIENTES:
1 cebola média
2 alhos franceses
1 lata grande de feijão frade
3 colheres de sopa óleo
1 litro de caldo de marisco (feito com água a ferver e 1 caldo knorr)
1 saco de miolo de camarão congelado
Massa de ovo q.b.
Sal & pimenta q.b.
Coentros q.b




PREPARAÇÃO:


Cortar a cebola às luas e o alho francês em pedaços pequenos. Preparar o caldo de marisco, fervendo 1 litro de água e derreter o caldo knorr nessa mesma água.


Numa panela minimamente grande, aqueça o óleo com a cebola e o alho francês. Assim que o alho francês já tiver um pouco cozido acrescente a água do caldo e deixe cozer por uns 2-3 minutos. Depois juntar o miolo de camarão e o feijão frade mexendo levemente até ferver um pouco.  Acrescente o sal e a pimenta e por fim a massa de ovo em lume brando por mais 1 - 2 minutos. Antes de servir acrescente os coentros picados.


Por fim é só deliciarem.se com esta rica sopita!

PS: para quem gosta de dar um gosto especial, basta acrescentar uma colher de chá de molho de soja e um pouco de gengibre.

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

BOLINHOS DE ATUM

Mais uma receita feita pelo filhote... ele está a ficar "mestre da culinária"!

INGREDIENTES PARA 8 BOLINHOS
250 gr de batatas descascadas
3 latas de atum
2 colheres de chá mostarda
1 cebolinha
2 ovos
150gr pão ralado
Farinha q.b.
Sal e pimenta q.b.
Sal fresca picada que baste

O primeiro passo é descascar as batatas e colocá-las a cozer com sal.


Entretanto prepara-se o atum: escorre-se cada lata do seu azeite e misturam-se a mostarda, a salsa, a cebolinha e algum sal e pimenta a gosto.


Batem-se os dois ovos numa tijela, e prepara-se o pão ralado para fazer os bolinhos.
Assim que as batatas estiverem cozidas, é reduzi-las a puré e misturar tudo com o preparado do atum anterior, desfazendo tudo com a ajuda de um garfo.


Enfarinhar as mãos e moldar 8 bolinhos com esta mistura. Coloca-se os bolinhos num prato, cobrir com película aderente e deixar arrefecer no frigorifico por uns 30 minutos.
Depois é só panar os bolinhos, primeiro nos ovos batidos e depois no pão ralado.


Aquecer uma frigideira com óleo em lume médio. Fritar este bolinhos uns 2 minutos de cada lado ou até ficarem dourados. Depois é só deixar escorrer num prato com papel absorvente.


Servir com arroz e uma salada a gosto!

PARABÉNS AO CHEFE!

sábado, fevereiro 18, 2012

SOPA DE TOMATE COM BOLINHAS DE CARNE

Esta foi das sopas que mais comi nos anos que vivi na Bélgica. E o meu filhote há muito que me pedia que a fizesse.Hoje foi o dia de sorte dele :-)


INGREDIENTES:
7 tomate
1 cebola grande
5 batatas médias
1 alho francês (que pode ser substituído por aipo)
2 cenouras
Margarina q.b.
Áua q.b
Sal e pimenta q.b.
Massa de tomate a gosto
Caldos knorr de carne e legumes

Para as bolinhas de carne:
250gr de carne picada
4 colheres de sopa de pão ralado
1 ovo
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

PREPARAÇÃO


Misturar a carne picada com o pão ralado, sal, pimenta, noz moscada e o ovo muito bem. Depois é fazer bolinhas com esse mesmo preparado.

Levar uma panela ao lume com água e cozer nela as bolinhas de carne, apenas o tempo suficiente para as bolinhas subirem até ao topo da água. Retire-as da água e reserve à parte.


Numa panela grande coloque a manteiga a derreter. De seguida acrescente os legumes já todos previamente cortados e vá misturando. Depois é acrescentar água até tapar um pouco mais que os legumes e junte a massa de tomate e por fim os caldos Knorr, com um pouco de sal e pimenta para dar gosto à sopa, e cubra com um tampa. Deixe cozer por uns 30 minutos.



Finalmente é só passar a sopa com uma varinha mágica. No final é só acrescentar as bolinhas de carne deixando cozer por mais 5 minutos antes de a servir.


SMAKKELIJK!
(Bom apetite em Holandês)

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

BISCOITOS DE MORANGO

Decidi começar a ensinar o meu filhote a cozinhar... e o primeiro passo foi comprar livros de receitas que fossem fáceis para ele fazer e eu poder ensiná-lo. Encontrei estes que foram SUPER baratinhos:

Então hoje à tarde, já que se deu início às férias do Carnaval e eu tinha tirado o dia para ver o desfile de Carnaval aqui da nossa zona, decidimos experimentar esta bela receita.

INGREDIENTES:

125 gr manteiga
60 gr açucar
125 gr farinha de trigo
60 gr farinha de milho
Morangos q.b.
60 gr doce de framboesa (desta vez eu utilizei doce de morango)

O primeiro passo é ensinar o meu filho a estudar primeiro a receita para depois a fazer.


Depois é aquecer o forno a 170º. Coloca-se a manteiga num recipiente e junta-se-lhe o açúcar, batendo com uma batedeira eléctrica até ficar consistente e cremoso.


Junte os dois tipos de farinha e acrescente ao preparado anterior, misturando tudo muito bem com um garfo.
Com as mãos damos à massa a forma de uma bola. Embrulha-se esse mesma bola numa película aderente e deixa-se arrefecer por 15 minutos no frigorífico.


Coloca-se a massa arrefecida em cima de um pedaço de papel vegetal. Estende-se com o rolo e faz-se um círculo com cerca 1 cm de espessura. Cortam-se biscoitos com a ajuda de um corta-bolachas (no meu caso utilizamos uma chávena para fazer o formato dos biscoitos), que se colocam num tabuleiro a cozer ao forno por cerca de 25 minutos.

Numa panelinha aquece-se o doce escolhido, junta-se os morangos e deixa-se arrefecer até os biscoitos estarem prontos.

Por fim, depois dos biscoitos um pouco arrefecidos coloca-se uma colherada de morangos previamente preparados em cima de cada um dos biscoitos.

IRRESISTÍVEIS!!!

sábado, fevereiro 04, 2012

BOLO DE BOLACHA

Uma receita já muito antiga e da qual os miudos não conseguem resistir... nem EU!



Ingredientes:
250gr açucar
200gr margarina
3 gemas
2 pacotes de bolacha Maria

Bater o açúcar com a margarina (NÃO DERRETIDA) muito bem. Depois juntam-se as gemas e bater tudo muito bem.
Entretanto colocar numa tigela água morna (não muito quente) com café forte. Isto para molhar as bolachas.
Num prato raso fazem-se camadas de bolachas molhadas em café em forma de flor. Por cima barra-se com este creme previamente feito.
E vão-se fazendo camadas de bolachas e creme sucessivamente até o creme acabar.
Por fim polvilhe com o que mais gostar: canela, côco ralado ou com bolinhas coloridas como eu fiz.

IMPORTANTE:
1º A margarina convém que seja do tipo Bécel ou Planta. Que não seja muito mole senão tende a que o creme fique muito mole.
2º O outro erro que muitos cometem é o colocarem claras em castelo. Isso faz com que o creme fique igualmente mole e o bolo tende a cair.
3º NUNCA usar água a ferver no café. As bolachas ficam moles e o creme acaba por não fazer efeito, deitando assim também o bolo abaixo.

Deliciem-se!

domingo, janeiro 29, 2012

TARTE PASTEL DE NATA

Uma receita simples e deliciosa.

INGREDIENTES:
1 massa folhada já pre-feita
8 gemas
4 colheres de sopa farinha maizena
1 litro leite
1 pitada de açucar baunilhado
12 colheres de sopa de açucar


Numa forma coloque a massa folhada preparada para levar o recheio e ligue entretanto o forno a 180º.

Coloque as gemas com o açucar e bata bem. Depois acrescente a maizena e bata mais um pouco. De seguida o leite e a pitada de açucar baunilhado. Vai ao lume, mexendo sempre até ficar espesso.

Deite o creme na forma forrada com a massa durante 40 minutos ou até ficar com o tom de pastel de nata.