terça-feira, agosto 02, 2011

CROISSANTS SALGADOS RECHEADOS COM ARROZ DE LEGUMES

Na maior parte das vezes invento receitas... gosto de usar a imaginação do que olhar para os livros. Gosto do imprevisivel... e assim foi com este nosso almoço. Como tinha a minha irmã a almoçar connnosco (que não come carne), e ao mesmo tempo com crianças em casa (que adoram carne), tive de inventar algo que servisse para todos. Dependendo do que tinha em casa, inventei!

Peguei em dois pacotes de massa para fazer croissants salgados e fiz duas coisas distintas. Seis recheei com uma fatia de queijo e um salsinha (que serviria bem para os miudos), e com os outros seis fiz isto:


Peguei numa metade de courgette e fiz raspa da mesma. Abri  a massa dos croissants e coloquei primeiro uma fatia de queijo, um pedaço de raspa de courgette e um bocado de atum. e fechei-os.


Pintei-os de ovo e foram a forno por uns 15 minutinhos.

Para acompanhar foi um arroz salteado de legumes.

Primeiro cozi um pouco de arroz que fiz passar por água fria depois de cozido para que fique bem soltinho, deixando-o repousar enquanto preparava o refogado.
No refogado coloquei uma cebola pequena picada, 3 dentes de alho e azeite, fazendo um refogado maravilhoso. Acrescentei como ervas o manjericão, sal e pimenta q.b.
Coloquei um bocado de um pacote de legumes Macedónia com o resto da courgette relada, e acrescentei uns ovos mexidos previamente feitos também com manjericão e coentros. Ficando este arroz soltinho e maravilhoso.

E assim foi o nosso maravilhoso almoço:

Umas azeitonas para acompanhar, um bom copo de vinho tinto e estava na perfeição.

MINI DONUTS

A minha mana comprou no Lidl uma máquina fantástica... e eu que não sou "nada doida" por máquinas...
E esta é mais um para eu depois adquirir... e passamos a nossa tarde a fazer: MINI DONUTS.

260gr farinha
130gr açucar
1 pacote de açucar baunilhado
150ml leite
100ml natas
3 ovos
3 colheres de sopa de maizena
1 pacote de fermento em pó

Como extra acrescentei uma pitada de canela... pois adoro canela...

A primeira parte é misturar todos os ingredientes um a um. Nada de complicado. 

 Misturar tudo muito bem até estar um creme um pouco espesso.

Depois é só colocar este creme na máquina dos Mini Donuts e... COMER!
Juntamente com uma chávena de chá ficaram uma delicia.
Usamos como extras vários molhos à escola... caramelo, chocolate, doce de framboesas, açucar em pó... é tudo depois a vosso gosto.

Uma comprar espetacular!

domingo, julho 24, 2011

TARTE DE AMORAS SILVESTRES


Depois de um passeio destes e de uma rica apanha de amoras silvestres, decidi fazer uma deliciosa Tarte de Amoras.

Como massa usei das pre-fabricadas do Pingo Doce. Simples.

Para o recheio:
1 gema de ovo
2 chávenas de leite
50 gr de açúcar
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa bem cheias de farinha Maizena
500 gr de amoras silvestres

Preparação:
Leva-se ao lume num tachinho a farinha bem dissolvida no leite com a gema, o açúcar e a margarina, mexendo sempre até engrossar.
Enche-se a massa com as amoras e cobre-se com este creme. 
Leva-se novamente ao forno durante cerca de 20 minutos a 220 graus.

E é este o resultado super delicioso:

BOM APETITE!

terça-feira, maio 17, 2011

MANJAR DOS DEUSES

Esta receita, para além de ser deliciosa (por isso se intitular de MANJAR), é fácil de confeccionar e irão ter vontade de a repetir imensas vezes. Ora vejam só os ingredientes necessários:

- Alho Francêsa gosto
- Cenoura q.b.
- Cogumelos
- Peitos de galinha
- Natas
- Massa tricolor
- Brócolos se quiserem
- Azeite q.b.+ margarina q.b.
E como especiarias:
- Cominhos
- Noz moscada
- Pimenta preta
- Salsa

Primeiro convém cortar os peitos de frango aos quadradinhos.

E cortar a cenoura em forma de juliana.

Assim como o alho francês também cortado em juliana.

Ficando com um resultado final assim:

Num tacho fundo juntar: o azeite e a margarina.

Depois junte o alho francês e a cenoura previamente cortadinhas.

Depois de sentir os legumes a amolecer, acrescente os peitos de frango também previamente cortados aos cubos.


Junte os cominhos...


... e a noz moscada a gosto.

Entretanto coloque a cozinhar a massa tricolor al dente.
Depois da carne estar cozinha com os legumes, acrescente as natas.

Por fim é só juntar a massa e DELICIEM-SE:

quinta-feira, abril 14, 2011

SALADA... COM O QUE HOUVER

Quando o calor aperta, o que mais nos apetece são saladas... coisas frescas e simples de se fazer. Fiz esta salada hoje que desejo partilhar com todos vocês pois estava uma delicia. É só irem colocando os ingredientes, misturarem-nos bem e COMER!


Esta salada leva:
Pedaço de um Iceberg (outro tipo de alface)
Agriões
Queijo Mozarella
Tomates cereja
Pepino
Cubinhos de peru
Azeitonas sem caroço às rodelas
Milho e
Ananás

Há quem coma estas saladas depois com mayonese ou então com molho vinagrete.

BOM APETITE!

sábado, fevereiro 19, 2011

RISSOIS DE ATUM

Uma receita simples que se pode fazer em grandes quantidades para congelar e usar noutros dias.

MASSA
2 chávenas de água
2 chávenas de farinha
Margarina q.b.
Sal q.b.


RECHEIO:
2 latas de atum
1 cebola picada
Margarina q.b.
Mostarda a gosto
Pimenta q.b.
1 ovo inteiro
Leite q.b.

Primeiro faz-se o refogado normal da cebola com a margarina. Junta-se-lhe o atum. Depois aos poucos junta-se-lhe o ovo inteiro, a mostarda e o leite a gosto. Ficando assim um creme delicioso para preencher os rissois.


E assim se fazem os rissois. Estende-se a massa para que fique fina preenche-se com o recheio de atum, fecha-se e corta-se com as bordas de uma chávena. Para ficarem mais fechadinhos usem a pressão dos dedos nas pontas dos rissois como mostra esta ultima foto... e assim sucessivamente.


Por fim para se preparar os rissóis para serem fritos tem de se passar cada rissol primeiro por gema de ovo batido e por pão ralado. Para quem gosta de dar mais um gostinho a cada rissol pode-se usar um novo pão ralado que existe com ervas.



Depois de fritos em óleo é só comer!

domingo, janeiro 23, 2011

BOLINHOS DE CHOURIÇO

Uma receita super simples e deliciosa....

Para esta receita é necessário:
4 ovos
Farinha q.b
2dl azeite
1 colher chá fermento
1 chávena de leite morno
1/2 colher café sal
150gr de chouriço (ou para quem prefira linguiça)

O primeiro passo cortar o chouriço (ou a linguiça) aos pedaços.

Depois é bater os ovos com o azeite, juntando-se o leite morno batendo sempre.

De seguida é juntar farinha com o fermento e sal já misturado moderadamente.

Vai-se juntando farinha até ficar uma massa consistente.

Depois é só fazer bolinhas pequenas colocando chouriço dentro de cada bolinha. Depois de todas as bolinhas feitas, é pintado com gema de ovo e vai ao forno.
No final é só COMER!

segunda-feira, dezembro 27, 2010

CHILLI COM CARNE (sem chilli) ;D

Esta é uma receita muito simples de fazer e ao mesmo tempo é boa para os "piquenos" que não gostam nem podem/devem comer coisas picantes, pois o verdadeiro Chilli com Carne é bastante picante. No fundo será a mesma receita mas sem o chilli...

Simples e começa assim:


Onde os ingredientes principais são, 1kg de carne picada, massa de tomate, vinho branco q.b e o normal para um refogado, sem esquecer uma lata de feijão (pode ser preto ou não).
Fazer um refogado normal com 1 cebola média, 3 dentes de alho, azeite e margarina q.b., sal e pimenta branca. Gosto sempre de juntar um caldo Knorr de Alho, Louro e Pimentão.

Assim que o refogado esteja bem alourado, acrescentar a carne picada.

Deixar a carne perder a sua côr avermelhada juntamente com o refogado.

Acrescentar então massa de tomate e vinho branco q.b.
Gosto muito de acrescentar a gosto um pouco de Manjericão...fica super delicioso!

Por fim basta apenas acrescentar o feijão e deixar cozer por mais 5 minutos.

Para acompanhar um arroz branco fica sempre bem. Aqui fica a minha forma de fazer um arroz branco que fica sempre soltinho:

Sou uma pessoa super prática e não sou muito de "medidas", vai tudo mais a olho.
Coloco numa panela àgua q.b com sal e um caldo knorr para Arroz.

Quando a água estiver a ferver colocar o arroz lá para dentro (metade da quantidade de água).

Depois do arroz estar cozido despejar a água quente e passar o arroz já cozido por água fria: TODO!

Colocar o arroz num recipiente de vidro e deitar por cima margarina. Prefiro usar margarina já liquida, mas como desta vez tinha acabado, margarina normal faz o mesmo efeito. Vai ao microondas por apenas 3 a 5 minutos para a margarina derreter. Depois basta envolver a margarina em volta do arroz e ele fica sempre solto. Mesmo se tiver que ser re-aquecido, fica sempre soltinho.

Não é para me gabar mas este é o prato preferido do meu marido... e para quem gosta dele picante, façam como ele: basta acrescentar um bom "piri-piri" caseiro que vos garanto ficar super delicioso!

domingo, dezembro 12, 2010

MINI PIZZAS

Sou fã de comida italiana, e como tal gosto de usar a minha imaginação para tal.
E que tal umas mini pizzas??? Aqui algumas da minhas ideias:


Pode-se comprar no Continente massa já feita. Preencher primeiro com massa de tomate (eu pessoalmente prefiro massa de tomate que o Lidl tem já de Cebola& Alho).

Depois coloco queijo emental por cima da massa de tomate e começo a preencher a gosto...

Pode-se colocar bacon, fiambre, atum.... etc.

Para dar algum sabor uso sempre estas especiarias da Margão, assim como um pouco de sal refinado e Basilicum!

Estas têm bacon e fiambre!

E estas são de atum e outras de fiambre.

Por fim coloco IMENSO queijo mozzarella e vão ao forno.


BUON APPETITO