quinta-feira, abril 14, 2011

SALADA... COM O QUE HOUVER

Quando o calor aperta, o que mais nos apetece são saladas... coisas frescas e simples de se fazer. Fiz esta salada hoje que desejo partilhar com todos vocês pois estava uma delicia. É só irem colocando os ingredientes, misturarem-nos bem e COMER!


Esta salada leva:
Pedaço de um Iceberg (outro tipo de alface)
Agriões
Queijo Mozarella
Tomates cereja
Pepino
Cubinhos de peru
Azeitonas sem caroço às rodelas
Milho e
Ananás

Há quem coma estas saladas depois com mayonese ou então com molho vinagrete.

BOM APETITE!

sábado, fevereiro 19, 2011

RISSOIS DE ATUM

Uma receita simples que se pode fazer em grandes quantidades para congelar e usar noutros dias.

MASSA
2 chávenas de água
2 chávenas de farinha
Margarina q.b.
Sal q.b.


RECHEIO:
2 latas de atum
1 cebola picada
Margarina q.b.
Mostarda a gosto
Pimenta q.b.
1 ovo inteiro
Leite q.b.

Primeiro faz-se o refogado normal da cebola com a margarina. Junta-se-lhe o atum. Depois aos poucos junta-se-lhe o ovo inteiro, a mostarda e o leite a gosto. Ficando assim um creme delicioso para preencher os rissois.


E assim se fazem os rissois. Estende-se a massa para que fique fina preenche-se com o recheio de atum, fecha-se e corta-se com as bordas de uma chávena. Para ficarem mais fechadinhos usem a pressão dos dedos nas pontas dos rissois como mostra esta ultima foto... e assim sucessivamente.


Por fim para se preparar os rissóis para serem fritos tem de se passar cada rissol primeiro por gema de ovo batido e por pão ralado. Para quem gosta de dar mais um gostinho a cada rissol pode-se usar um novo pão ralado que existe com ervas.



Depois de fritos em óleo é só comer!

domingo, janeiro 23, 2011

BOLINHOS DE CHOURIÇO

Uma receita super simples e deliciosa....

Para esta receita é necessário:
4 ovos
Farinha q.b
2dl azeite
1 colher chá fermento
1 chávena de leite morno
1/2 colher café sal
150gr de chouriço (ou para quem prefira linguiça)

O primeiro passo cortar o chouriço (ou a linguiça) aos pedaços.

Depois é bater os ovos com o azeite, juntando-se o leite morno batendo sempre.

De seguida é juntar farinha com o fermento e sal já misturado moderadamente.

Vai-se juntando farinha até ficar uma massa consistente.

Depois é só fazer bolinhas pequenas colocando chouriço dentro de cada bolinha. Depois de todas as bolinhas feitas, é pintado com gema de ovo e vai ao forno.
No final é só COMER!

segunda-feira, dezembro 27, 2010

CHILLI COM CARNE (sem chilli) ;D

Esta é uma receita muito simples de fazer e ao mesmo tempo é boa para os "piquenos" que não gostam nem podem/devem comer coisas picantes, pois o verdadeiro Chilli com Carne é bastante picante. No fundo será a mesma receita mas sem o chilli...

Simples e começa assim:


Onde os ingredientes principais são, 1kg de carne picada, massa de tomate, vinho branco q.b e o normal para um refogado, sem esquecer uma lata de feijão (pode ser preto ou não).
Fazer um refogado normal com 1 cebola média, 3 dentes de alho, azeite e margarina q.b., sal e pimenta branca. Gosto sempre de juntar um caldo Knorr de Alho, Louro e Pimentão.

Assim que o refogado esteja bem alourado, acrescentar a carne picada.

Deixar a carne perder a sua côr avermelhada juntamente com o refogado.

Acrescentar então massa de tomate e vinho branco q.b.
Gosto muito de acrescentar a gosto um pouco de Manjericão...fica super delicioso!

Por fim basta apenas acrescentar o feijão e deixar cozer por mais 5 minutos.

Para acompanhar um arroz branco fica sempre bem. Aqui fica a minha forma de fazer um arroz branco que fica sempre soltinho:

Sou uma pessoa super prática e não sou muito de "medidas", vai tudo mais a olho.
Coloco numa panela àgua q.b com sal e um caldo knorr para Arroz.

Quando a água estiver a ferver colocar o arroz lá para dentro (metade da quantidade de água).

Depois do arroz estar cozido despejar a água quente e passar o arroz já cozido por água fria: TODO!

Colocar o arroz num recipiente de vidro e deitar por cima margarina. Prefiro usar margarina já liquida, mas como desta vez tinha acabado, margarina normal faz o mesmo efeito. Vai ao microondas por apenas 3 a 5 minutos para a margarina derreter. Depois basta envolver a margarina em volta do arroz e ele fica sempre solto. Mesmo se tiver que ser re-aquecido, fica sempre soltinho.

Não é para me gabar mas este é o prato preferido do meu marido... e para quem gosta dele picante, façam como ele: basta acrescentar um bom "piri-piri" caseiro que vos garanto ficar super delicioso!

domingo, dezembro 12, 2010

MINI PIZZAS

Sou fã de comida italiana, e como tal gosto de usar a minha imaginação para tal.
E que tal umas mini pizzas??? Aqui algumas da minhas ideias:


Pode-se comprar no Continente massa já feita. Preencher primeiro com massa de tomate (eu pessoalmente prefiro massa de tomate que o Lidl tem já de Cebola& Alho).

Depois coloco queijo emental por cima da massa de tomate e começo a preencher a gosto...

Pode-se colocar bacon, fiambre, atum.... etc.

Para dar algum sabor uso sempre estas especiarias da Margão, assim como um pouco de sal refinado e Basilicum!

Estas têm bacon e fiambre!

E estas são de atum e outras de fiambre.

Por fim coloco IMENSO queijo mozzarella e vão ao forno.


BUON APPETITO

sábado, novembro 27, 2010

TORTELLINIS NO FORNO COM MOLHO DE TOMATE

Uma receita super fácil e rápida de fazer. Algo que tanto as crianças como os adultos adoram... experimentem!
Podem comprar os sacos de Tortellini mesmo no Lidl que são muito bons...
Colocar a cozer numa panela com água mais ou menos por 10 minutos.

Numa panela à parte fazer um refogado com: Azeite picado com alho, sal, pimenta, uma folha de louro, azeite q.b., margarina q.b. e metade de caldo Knorr de alho louro e pimentão (como mostra a foto abaixo).


Adoro dar um gosto de basilico na comida, algo que acrescentei ao refogado.

Deixar refogar até alourar!

Acrescentar vinho branco q.b e polpa de tomate.

Com os tortellinis cozidos, basta colocar numa travessa para ir ao forno.

Acrescentar o molho de tomate previamente feito.

Um pacote de queijo mozarella por cima e...

VAI AO FORNO ATÉ O QUEIJO ESTAR LOURINHO!


É só servir... e se tiverem uma cerveja belga (para mim a melhor delas) Kriek van Lindemans, melhor ainda!

sexta-feira, outubro 08, 2010

PESCADA NO FORNO

Sou grande apreciadora de peixe... e não me importava nada se tivesse de comer peixe todos os dias: FACTO!

Uma das melhoras formas, e simples, que encontrei de fazer umas postas de pescada no forno é esta:
Pegar numa travessa e colocar: 1 cebola grande cortada às rodelas, 3 dentes de alho esmagados, azeite qb e um caldo knorr de peixe aos pedaços.

Colocar por cima a quantidade de postas de pescada que desejar cozinhar e dependendo do tamanhodo tabuleiro, como do numero de pessoas que irá comer.

Por cima despejar um pouco de vinho branco, um pouco de massa de tomate, e margarina q.b.
Vai ao forno até o peixe estar cozido, mas sem esquecer de o virar de vez enquando.
Acreditem que fica uma delicia...

Gosto de acompanhar com...

...puré de Brócolos... metade batata e metade brócolos... feito da forma tradicional: depois de os legumes cozidos desfazer tudo muito bem com um fundo de margarina, ao lume brando com leite e noz moscada a gosto!

BON APPETIT!!

terça-feira, setembro 07, 2010

MUFFINS DE BANANA - NA BIMBY

Emprestaram-me uma Bimby para eu experimentar... tem sido a loucura... e nem penso comprar uma tão cedo, pois sou da opinião de que o preço é demasiado excessivo. Posso até acreditar que a máquina valhe esse preço, mas eu... não o dou...

Seja como for hoje experimentei fazer uma receita que nem vem nos livros e que ficou uma delicia. E é essa receita que quero partilhar com vocês:

INGREDIENTES
- 210g farinha
- 1cc fermento
- 1cc bicarbonato de sódio
- 1/2cs sal

- 65g manteiga
- 3 bananas
- 75g fructose
- 1 ovo (L)

- 50g açucar mascavado
- 2cs farinha
- 1cs manteiga
- 1cc canela

PREPARAÇÃO

- Pré aquecer o forno 190º
- Unte as formas de muffins com manteiga ou use formas de papel

1. Junte a farinha, bicarbonato de sódio, fermento e sal no copo Vel 3 15s, reserve.
2. Deite no copo a manteiga e derreta Vel 1 T 100º 1m30s
3. Junte as bananas e triture Vel 5 15s
4. Junte o açúcar e o ovo. Vel 4 4 m, usando a borbuleta
5. Envolva levemente com o preparado reservado de farinha Vel 3 15se distríbua pelas formas (2/3 da forma)

6. Com as mãos, misture numa taça o açucar mascavado, a farinha, a canela e a manteiga. Crie grãos e deite sobre o preparado que já se encontra nas formas.


7. Leve ao forno por 30 a 35m ou até um palito enfiado no muffin sair seco.

DICAS
- A fructose pode ser sempre substituída por açucar e vice-versa. 50g fructose = 100g açucar em termos de adoçante.

RESULTADO FINAL

sábado, junho 19, 2010

Souflé de Queijo

Ingredientes:
2 chávenas de leite
1 colher sopa de farinha Maisena
1 colher de sopa de manteiga
100g de queijo parmesão ralado
100g de queijo mozzarela em pedaços
sal q.b.
3 ovos

Preparação:
Leve ao fogo o leite com a farinha maisena e cozinhe até engrossar sem parar de mexer.
Retire do fogo, junte a manteiga e os queijos. Acrescente uma pitada de sal e misture bem.
Depois de deixar esfriar, junte as gemas e misture bem. Acrescente as claras batidas em castelo, misturando delicadamente.
Despeje numa forma para souflé e leve ao forno quente por 30 minutos.
Sirva bem quente.