quinta-feira, janeiro 10, 2013

EMPADÃO DE SALMÃO

No meu aniversário um dos presentes que recebi foi um livro de receitas da Mafalda Pinto Leite - "Dia a dia da Mafalda", presente este da minha familia em Portugal.

Hoje decidi experimentar a primeira receita deste livro. Digo-vos já que eu dou sempre o meu toque muito pessoal a cada receita que faço. Sigo certas linhas á risca outras altero a meu gosto pessoal ou, até por vezes, dependendo de certos ingredientes que tenha já em casa.



Ora aqui ficam os ingredientes (usados por mim para fazer esta receita):
4 filetes de salmão congelados (a receita original fala apenas de 2 ao qual achei pouco)
2 cenouras (cortadas em cubos pequenos)
1 chávena de ervilhas (usei antes uma lata de ervilhas já com cenouras incluidas)
2 rodelas de limão
Pimenta preta a gosto (na original ela escreve 1 colher de chá de pimenta em grão)
1 folha de louro
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha sem fermento
2 chávenas de leite morno
11 batatas médias para fazer puré (na receita da Margarida ela utiliza 1 embalagem de puré, mas como eu não sou apologista desse tipo de produtos, preferi fazer o puré com verdadeiras batatas)
1 pacote de queijo ralado para gratinar

Comece por colocar o salmão numa panela com água. Adicione as rodelas de limão, a pimenta preta e a folha de louro. Ponha em lume médio-alto e deixe levantar fervura. Baixe o lume e deixe cozer até o salmão estar cozinhado. Retire, escorra, corte-o em pedaços e reserve.

Entretanto corte as batatas e coloque-as a cozer em água com sal. Quando estiverem cozidas reduze-as a puré. Vai ao lume com noz moscada, um colher de sopa de margarina e leite q.b.

Aqueça o forno a 200º. Unte um tabuleiro de ir ao forno com margarina e reserve.


Derreta as duas colheres de sopa de manteiga numa panela em lume médio até começar a espumar. Adicione as duas colheres de sopa de farinha e mexa por um ou dois minutos ou até começar a dourar. Retire do lume. Aos poucos, adicione o leite, mexendo constantemente até ficar homógeneo. Volte a colocar a panela ao lume médio-alto, mexendo sempre por uns 3 minutos ou até o molho engrossar. Tempere com uma pitada de noz moscada, sal e pimenta a gosto. Junte por fim a mistura do salmão com as ervilhas e as cenouras e envolva no molho.

Deite este preparado no tabuleiro.

Cubra a mistura do salmão com o puré previamente praparado e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno por uns 10 minutos ou até gratinar.


BOM APETITE!

3 comentários:

Elsa disse...

Que maravilha de prato.
Beijocas e bom fim de semana

Paula NoGuerra disse...

Fica uma delicia Elsa.
E sabes que mais? Os vegetais podes sempre alterar se quiseres para dar um gosto diferente de cada vez.

Beijos doces xxxx

Tanita disse...

Estava à procura de uma receita com salmão e esta parece-me muito bem :) acho que vou usar os bróculos que tenho no frigorifico em vez das cenouras.